Inovação, Inclusão Social
e Preservação Ambiental:
O Compromisso do Instituto Itaqui
O propósito do Itaqui é usar inovação e tecnologia para fazer inclusão social e preservação ambiental. É por meio do Instituto Itaqui que os projetos sem fins lucrativos são materializados. O Instituto é responsável pelas iniciativas do Distrito que envolvem fauna e flora em mais de 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica, onde o Distrito Itaqui está localizado. O Instituto também tem como missão realizar inclusão social por meio da educação e gerar impacto social na região.
Na área social, o Instituto Itaqui nasce com o legado do Instituto IT Mídia e do Movimento Brasil Digital, iniciativas direcionadas à inclusão, educação e geração de conhecimento no setor de tecnologia.
Criado em 2008, o Instituto IT Mídia nasceu com o propósito de contribuir com desenvolvimento do setor de TI, formando jovens talentos para suprir a demanda de profissionais da área. Até o final de 2023, foram cerca de 800 bolsas distribuídas nos diferentes programas de educação e inclusão do Instituto como: Profissional do Futuro, Programa de Formação de Engenheiros, Programa de Formação de Administradores, entre outros.
Programa Profissional do Futuro
Criado pela IT Mídia, atual It holding, o Profissional do Futuro busca contribuir com desenvolvimento do setor de TI, formando jovens talentos para suprir a demanda de profissionais da área. Todos os anos, jovens de baixa renda, principalmente do Estado de São Paulo, passam por um processo de seleção para conquistar uma bolsa de graduação na área de tecnologia. A partir de 2023, o Profissional do Futuro conta com a São Paulo Tech School (SP Tech) como principal parceiro na formação de jovens para o mercado de tecnologia.
Eu Capacito
Projeto legado do Movimento Brasil Digital, o Eu Capacito é uma plataforma que tem o objetivo de formar uma legião de profissionais para a economia digital. A plataforma promove a capacitação profissional gratuita com conteúdo de curta duração. São mais de 130 cursos na plataforma distribuídos em quatro áreas: tecnologia, fluência digital, soft skills e empreendedorismo. Apoiada por parceiros renomados como: Google, IBM, Oracle, Fiap, Salesforce, Microsoft, Serasa, EY, Deloitte, entre outros. O Eu Capacito já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas desde o início da plataforma em novembro de 2020.
visitar o site